Com apenas 5 minutos por dia, veja o comportamento opositor e desafiador de seu filho acabar, fazendo com que ele entenda os limites e siga as regras.
Mas antes…
Após anos atendendo em meu consultório e estudando o comportamento infantil, consegui definitivamente compreender esses comportamentos, observei que eles são oriundos de uma dificuldade de regulação emocional e são acompanhados também de uma imaturidade emocional.
Faz com que a criança ou o adolescente naquele momento de oposição, ele não consiga mensurar as consequências dos seus atos. Agindo de forma opositora, desafiadora e agressiva…
Assim como uma criança cai quando está aprendendo a andar, seu filho está aprendendo a lidar com suas próprias emoções.
E você precisa estar preparado para lidar com o fluxo de energia no dia a dia, de forma a evitar confrontos e permitir que essa energia seja canalizada da melhor maneira possível.
Esta energia é intrinsecamente positiva, e é provável que seu filho se torne um líder, alguém que não aceita qualquer coisa.
Agora você vai conhecer a melhor forma de orientar e direcionar esse fluxo pulsional opositor e desafiador de maneira construtiva, permitindo que seu filho desenvolva seu potencial.
E por isso eu preciso te perguntar…
Se você vive esgotado e sofre com esses sentimentos… Se seu filho apresenta comportamentos agressivos, ele é vingativo, é desafiador, tem picos de raiva excessivos, é capaz que ele tenha um transtorno comportamental chamado TOD (transtorno opositor desafiador).
Isso pode ser bem grave…
O TOD age nas questões de comportamento, na convivência: frente a limites, frente a regras, toda aquela raiva se manifesta, e você sabe muito mais do que qualquer um o quanto intensas podem ser as crises.
Muitas vezes causando conflitos familiares, estresse, desgastes em seu casamento, problemas sociais, escolares, exaustão física e emocional.
Muitas vezes a criança tem um comportamento opositor e desafiador também dentro do ambiente escolar prejudicando seu aprendizado, suas rotinas básicas, acaba indo por muitas vezes para a coordenação, sendo julgada como uma criança ou um adolescente ruim ou mal criado.
Sim, já existem medicamentos para tratar esse tipo de transtorno… Mas eu preciso te contar algo assustador… A grande indústria farmacêutica não está nem um pouco preocupada com a saúde mental de seu filho, ela tem apenas um objetivo, colocar a mão direita em seu bolso e levar todo seu suado dinheiro, te vendendo remédios perigosos que causam dependência e efeitos colaterais graves…
E sabe o pior? O silêncio é ensurdecedor… Você viu a grande mídia, jornais, TV ou qualquer outro meio de comunicação falando em algum momento sobre um surto que nossas crianças estão sofrendo? Uma pandemia causando em crianças, comportamentos opositores e desafiadores graves, baixo rendimento escolar e comportamentos agressivos?
Foi isso que eu pensei, claro que não!
Buscamos tornar as atividades agradáveis e divertidas, transformando o que seria monótono em momentos lúdicos.
O pilar da antecipação é baseada na comunicação com antecedência, permitindo que a criança antecipe e se prepare mentalmente para a atividade.
O pilar da Argumentação é baseado na linguagem positiva, destacando sempre os benefícios da atividade que vai ser executada.